O título deste artigo faz parte do poema escrito pelo músico chileno Victor Jara antes de ser assassinado no estádio Nacional do Chile durante o golpe militar de Augusto Pinochet em 11 de setembro de 1973. Como se sabe, Victor Jara era um dos maiores compositores chilenos, identificado com as causas populares, e por isso, foi barbaramente assassinado. Antes de morrer, ele escreveu um poema épico mostrando os horrores que presenciara no estádio Nacional do Chile quando inúmeras pessoas foram assassinadas pelos militares.
No Brasil atual, este cenário desolador mostra a face terrível do fascismo. Na semana passada, um grupo de aproximadamente 15 fascistas invadiram o campus da Universidade Nacional de Brasília armados para atacar os estudantes que ali se encontravam. Os alunos da UNB foram ameaçados e sofreram ofensas homofóbicas. O grupo tem um perfil diferente dos alunos: pessoas mais velhas, com roupas pretas e bandeiras do Brasil. Estudantes foram chamados de "maconheiros", "vagabundos" e "gays safados". Uma pequena bomba chegou a ser disparada e os seguranças tiraram o grupo da universidade.
Como bem diz o jornalista Mauro Santayanna, o fascismo voltou às ruas como tropa de choque da direita. É o fascismo. Um perigo sempre iminente, permanente, persistente, sagaz, que se esconde no esgoto da História, pronto a emergir, como a peste, com sua pregação e suas agressões contra os direitos individuais, a Liberdade e a Democracia, regime que não apenas odeia, como despreza, como um arranjo de fracos e de tolos, desprovidos de mão forte na defesa dos seus interesses. Os interesses de uma elite "meritocrática" e egoísta, ou da elite sagrada, ungida por direito de sangue e de berço, na hora do nascimento.
O Brasil atual é um país fascista, dominado por uma direita odiosa. Temos uma importante parcela do Judiciário que persegue agentes políticos e pessoas que não comungam com o pensamento da direita. Enquanto José Dirceu, por um crime que não cometeu, foi apenado com 23 anos de detenção, vemos Aécio Neves sendo delatado constantemente por corrupção e nada é feito.
Várias organizações fascistas surgem e usam o facebook para espalhar suas ideias retrógradas e imbecis, que penalizam principalmente o povo mais pobre. Defendem bandeiras ultrapassadas próprias da Guerra Fria. Mas o fascismo é extremamente perigoso. Que espanto causa o rosto do fascismo.