quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Meu presente de Natal

Menino, com seis ou sete anos de idade, em Ipaussu, ainda cursando o primário, meus pais me prometeram um presente de Natal. O tal presente era um pequeno caminhão-tanque, com uma mangueira de plástico. Era possível enchê-lo de água e soltá-la posteriormente através desta mangueira. 
Este caminhão estava exposto na vitrine de uma loja próxima de minha casa e toda vez que passava por ali, fica namorando o brinquedo. Por vários dias passei pela vitrine da loja e sonhava em ganhar este presente no Natal. Entretanto, os meus pais foram enfáticos ao dizer que só ganharia caso passasse de ano na escola. 
Diante disso, me esforcei muito, e finalmente, consegui passar de ano. Diante disso, crescia a expectativa em ganhar o tal caminhão-tanque de presente no Natal. E isso se confirmou. No Natal, o meu pai encheu o meu sapato de capim e disse que o papai-noel traria o presente. O capim era para as renas do papai-noel se alimentarem. Quando acordei de manhã, e vi o presente embrulhado aos pés da minha cama, não consegui esconder a alegria. 
E esta alegria aumentou ainda mais de intensidade quando abri o presente e ali estava o caminhão-tanque que tanto sonhava. Os meus olhos reluziam. Não dá para esconder que brinquei com o caminhão-tanque o dia todo. Era uma relíquia para mim. Eu só lamento não ter guardado o caminhão-tanque para a vida toda como recordação. Infelizmente, os presentes ganhos quando criança, acabam se perdendo pela vida. Acho que o guardaria como uma relíquia. Até hoje, em todos os natais, me lembro deste presente que ganhei que foi o grande sonho de minha vida. 
É uma pena que as pessoas cresçam e não são crianças para a vida toda. Quando se deixa de ser criança, se perde a inocência. E se adquire hábitos de gente grande, e começa a praticar uma série de coisas erradas que quando criança isso não existe. Até hoje as crianças são assim. Desejam um determinado presente e sonham com ele por muito tempo. Quando ganham, a exemplo do que aconteceu comigo, acabam indo ao êxtase. Porém, muitas crianças  no mundo não ganham presentes no Natal. Acabam sonhando e não vêm o sonho realizado. Talvez esta é a maior dor que uma criança possa sentir. Infelizmente, Papai Noel não existe para todos. 

NATAL EM JESUS CRISTO

As comemorações de Natal no mundo capitalista privilegia apenas o consumo. O verdadeiro sentido do Natal fica em segundo plano, que é Jesus Cristo. Um exemplo disso é que Papai Noel é muito mais popular no Natal do que o próprio Jesus Cristo, o que é um absurdo total. O materialismo que vivemos atualmente privilegia o consumo desregrado, e pouco se fala da necessidade de cultuar a essência do Natal que é o nascimento de Cristo. 
Deus enviou seu filho ao mundo para salvar os homens. Ele sofreu e padeceu em uma cruz para que eu e todos nós pudéssemos alcançar a salvação eterna. Todavia, quando se chega o Natal, o que mais acontece é o seu esquecimento. Ao contrário, tem início uma corrida frenética para compra de presentes e iguarias que vão compor a ceia de Natal. Jesus Cristo, fica em segundo plano....  

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Um crime contra os jovens

Na minha casa, vários jovens se reúnem com os meus filhos quando estudam juntos, principalmente visando as provas do curso de engenharia na Unip. Nas escolas onde ministro aulas, sempre convivi com jovens que enfrentando inúmeras dificuldades estudam em busca de um futuro melhor. No Conselho Tutelar, a mesma situação. Vivo chamando crianças e adolescentes procurando mostrar-lhes a importância da educação como forma de ascender socialmente na vida. Digo sempre a eles que a educação é a chave para abrir a porta de um futuro melhor. 
Entretanto, neste ano é possível observar como temos políticos asquerosos no Brasil que, buscando seus interesses pessoais, de grandes corporações econômicas nacionais e multinacionais e interesses imperialistas, não têm nenhum pudor de lançar o país em uma grave crise econômica. Ao contrário, fazem isso da forma mais despudora possível, buscando apenas os seus interesses menores. Faço minhas as palavras do maravilhoso escritor e jornalista, Fernando Morais, que os qualificou de "jihadistas da direita". Entre eles, estão figuras conhecidas da população, sendo o principal deles o candidato derrotado à presidência da República nas últimas eleições presidenciais. Não sabendo perder, vale tudo para ganhar no "tapetão". Dão inveja aos Euricos Mirandas, presidente do Vasco, da vida, e outras figuras terríveis, que fizeram isso no esporte comumente. Quando o time não conseguia vencer no campo, criavam uma situação no "tapetão" do STJD e conseguiam virar uma situação a seu favor, em detrimento do adversário. 
Mas, voltemos aos jovens. Milhares de jovens no Brasil estão sem perspectivas em função dessa luta fatricida lançada por uma "direita jihadista" que age sem pudor, sem a menor preocupação com o futuro do país. Jovens que se esforçam diariamente em busca de um futuro melhor, e se deparam com uma realidade extremamente difícil. Não conseguem empregos em função de um mercado de trabalho retraído por causa dessa crise econômica insuflada por estes políticos da direita jihadista e pelos barões da mídia que buscam apenas os seus interesses. 
Vejo jovens desanimados porque batem em diversas portas em busca de trabalho e só levam um não. Afinal, estudam vários anos e conseguem como recompensa o desemprego, sem nenhuma perspectiva. É algo desalentador. É triste encarar os rostos de jovens cheios de esperanças que são mortas por políticos raquíticos e antipatriotas. Só querem o poder para usufruírem de suas benesses e entregar as riquezas nacionais aos países imperialistas. Não se enganem: toda esta crise fabricada e martelada dia a dia tem a ver com a riqueza do pré-sal, uma riqueza brasileira inestimável. As grandes irmãs do petróleo mundial estão extremamente interessadas nesta riqueza, assim como os países imperialistas, principalmente os EUA. Esta é a luta. Lamentavelmente, o povo brasileiro não esta consciência política para enxergar tal propósito anestesiado que é pelos barões da mídia que escondem esta verdade da população. Afinal, eles são porta-vozes destes interesses. 
Me sinto muito mal em função das inúmeras vezes em que disse aos jovens que a educação é o único meio de ascender socialmente. Principalmente quando vejo uma besta-fera chamada Kim Kataguiri, um imbecil que surgiu nas chamadas manifestações de rua deste ano, dizendo que as lideranças da oposição devem segurar a votação do impeachment para fevereiro para que o povo sofra ainda mais e venham a aderir tal fato. Como pode um idiota desta natureza torcer para que o povo sofra para que seja alcançada uma manobra política onde os principais jurístas do Brasil disseram ser um "golpe de Estado". É destas figuras que os jovens brasileiros devem lutar contra porque pensam apenas em seus próprios interesses e estão se lixando com os seus sofrimentos.