quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Meu presente de Natal

Menino, com seis ou sete anos de idade, em Ipaussu, ainda cursando o primário, meus pais me prometeram um presente de Natal. O tal presente era um pequeno caminhão-tanque, com uma mangueira de plástico. Era possível enchê-lo de água e soltá-la posteriormente através desta mangueira. 
Este caminhão estava exposto na vitrine de uma loja próxima de minha casa e toda vez que passava por ali, fica namorando o brinquedo. Por vários dias passei pela vitrine da loja e sonhava em ganhar este presente no Natal. Entretanto, os meus pais foram enfáticos ao dizer que só ganharia caso passasse de ano na escola. 
Diante disso, me esforcei muito, e finalmente, consegui passar de ano. Diante disso, crescia a expectativa em ganhar o tal caminhão-tanque de presente no Natal. E isso se confirmou. No Natal, o meu pai encheu o meu sapato de capim e disse que o papai-noel traria o presente. O capim era para as renas do papai-noel se alimentarem. Quando acordei de manhã, e vi o presente embrulhado aos pés da minha cama, não consegui esconder a alegria. 
E esta alegria aumentou ainda mais de intensidade quando abri o presente e ali estava o caminhão-tanque que tanto sonhava. Os meus olhos reluziam. Não dá para esconder que brinquei com o caminhão-tanque o dia todo. Era uma relíquia para mim. Eu só lamento não ter guardado o caminhão-tanque para a vida toda como recordação. Infelizmente, os presentes ganhos quando criança, acabam se perdendo pela vida. Acho que o guardaria como uma relíquia. Até hoje, em todos os natais, me lembro deste presente que ganhei que foi o grande sonho de minha vida. 
É uma pena que as pessoas cresçam e não são crianças para a vida toda. Quando se deixa de ser criança, se perde a inocência. E se adquire hábitos de gente grande, e começa a praticar uma série de coisas erradas que quando criança isso não existe. Até hoje as crianças são assim. Desejam um determinado presente e sonham com ele por muito tempo. Quando ganham, a exemplo do que aconteceu comigo, acabam indo ao êxtase. Porém, muitas crianças  no mundo não ganham presentes no Natal. Acabam sonhando e não vêm o sonho realizado. Talvez esta é a maior dor que uma criança possa sentir. Infelizmente, Papai Noel não existe para todos. 

NATAL EM JESUS CRISTO

As comemorações de Natal no mundo capitalista privilegia apenas o consumo. O verdadeiro sentido do Natal fica em segundo plano, que é Jesus Cristo. Um exemplo disso é que Papai Noel é muito mais popular no Natal do que o próprio Jesus Cristo, o que é um absurdo total. O materialismo que vivemos atualmente privilegia o consumo desregrado, e pouco se fala da necessidade de cultuar a essência do Natal que é o nascimento de Cristo. 
Deus enviou seu filho ao mundo para salvar os homens. Ele sofreu e padeceu em uma cruz para que eu e todos nós pudéssemos alcançar a salvação eterna. Todavia, quando se chega o Natal, o que mais acontece é o seu esquecimento. Ao contrário, tem início uma corrida frenética para compra de presentes e iguarias que vão compor a ceia de Natal. Jesus Cristo, fica em segundo plano....  

Nenhum comentário:

Postar um comentário