terça-feira, 15 de julho de 2014

Assis precisa de um banho de loja

Quem caminha pelas ruas de Assis fica assustado com a situação da cidade. Assis está uma cidade suja e abandonada em todos os aspectos. Os bairros apresentam calçadas com matos e o pior são os lixos jogados nas ruas e em terrenos baldios. Este cenário é comum em todas as ruas e em todos os bairros. É algo dantesco e a Prefeitura tem a responsabilidade de cuidar dos bairros. Entretanto, não é isso o que acontece. Ao contrário, temos uma cidade suja que traz uma paisagem nada agradável aos visitantes que por aqui passam. 
Diante disso, a administração municipal deve assumir suas responsabilidades e cuidar melhor do aspecto visual da cidade. Nada mais agradável para qualquer visitante - ou mesmo habitante - do que observar uma cidade bem cuidada. Não cuidar bem de uma cidade é o mesmo que deixar sua casa suja e abandonada. Anteriormente, citamos alguns exemplos de iniciativas que poderiam ser adotadas em Assis. Porém, tais sugestões caem no esquecimento e somem ao sabor dos ventos. 
Citamos já por várias vezes o caso da cidade de Ponta Grossa, no Estado do Paraná, que promove a cada mês um dia de limpeza da cidade. Toda a população é envolvida e no dia escolhido, a cidade passa por um banho de loja. A cidade fica limpa e extremamente agradável para as pessoas que lá moram ou aquelas que a visitam. Se fosse feito um trabalho de marketing e divulgação junto a população, envolvendo escolas, clubes de serviços e outros órgãos públicos, temos certeza que o resultado seria o melhor possível. Basta ter vontade política e envolve os mais diferentes segmentos da administração pública municipal. 
Outra sugestão é aquela adotada pela cidade de Sorocaba. Aliás, é um exemplo de uma cidade administrada pelo PSDB, o mesmo partido do prefeito de Assis. A Prefeitura fez um convênio com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e envolve os presos. Por este convênio, os presos lotados na penitenciária da cidade, principalmente aqueles de bom comportamento, são utilizados para a limpeza urbana da cidade. Eles capinam os matagais nas mais diferentes ruas dos bairros. 
Uma pessoa da SAP acompanha o trabalho dos detentos, e desde que esta iniciativa foi colocada em prática, desde então nunca aconteceu qualquer problema. Os presos trabalham normalmente, nunca houve uma tentativa de fuga e em horário de almoço, um veículo da penitenciária traz os marmitexes para que os presos possam se alimentar. Ao contrário, os presos preferem esta alternativa a ficarem trancafiados em celas. Eles recebem um salário que é repassado aos seus familiares. E a cada dia trabalhado, o preso é beneficiado com um dia de redução de sua pena. 
São iniciativas que poderiam ser adotadas na cidade, assim como várias outras que são colocadas em prática nos mais diferentes municípios brasileiros. Em recente reportagem publicada em um dos portais de notícias na Internet, diz que um prefeito ou município não necessita criar novas iniciativas, basta, apenas, copiar outras já adotadas nos mais diferentes municípios do Brasil. Mas, para isso, é necessário ter vontade política. Caso contrário, teremos que conviver com este cenário horroroso que Assis apresenta aos seus habitantes e visitantes. Ou seja, uma cidade suja, mal cuidada e com lixos jogados por toda a parte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário