segunda-feira, 26 de novembro de 2018

O erro de Lula ter se entregue ao Partido da Justiça

O maior erro político de Lula - e do Partido dos Trabalhadores - foi ter se entregue ao que se convenciona chamar de Partido da Justiça, esses "justiceiros" que atropelam o Direito para fazer aquilo que chamam de "Justiça". Todos imaginavam que seria fácil provar que as denúncias contra Lula eram inconsistentes, e por isso, qualquer tribunal superior derrubaria a ordem de prisão do juiz de primeira instância de Curitiba (PR). 
Entretanto, o que esqueceram é que temos uma justiça aparelhada no Brasil e que age de acordo com os interesses dos poderosos. O maior exemplo disso foi o voto dos três desembargadores do Tribunal Regional Federal de Porto Alegre que, ao analisar os recursos feitos pelos advogados de Lula, leram a mesma peça, como se tudo tivesse combinados anteriormente. 
E, a partir daí se cometeram os maiores abusos jurídicos contra o ex-presidente Lula. Tanto é que inúmeros juristas brasileiros que merecem realmente este título ficam horrorizados com o que está sendo feito. E inúmeros juristas internacionais, assim como organizações e governos, simplesmente não entendem como se pode cometer tal desatino. 
Na verdade, tudo isso tinha como objetivo principal retirá-lo da disputa presidencial de 2018 já que era amplo favorito. E não iam dar de mão beijada algo que tiveram que tramar um golpe de Estado, o de 2016, com a retirada de Dilma Rousseff do poder para permitir que Lula fosse candidato. 
E agora ficam arrumando novas denúncias contra Lula com o objetivo de só deixem a masmorra de Curitiba morto. Por isso, o erro de ter se entregue aos seus algozes. Lula deveria ter resistido à prisão. Se houvesse repressão, teriam que assumir a derrubada de sangue. Ou Lula deveria ter pedido asilo político a um outro país, como fizeram o ex-presidente Rafael Correa, do Equador, ou Alan Garcia, do Peru. Correa pediu asilo político à Bélgica, enquanto Alan Garcia ao Uruguai. Eles sabiam que sofreriam processo semelhante, já que na América Latina substitupiram os tanques pela ditadura de toga. 
Não há como enfrentar uma justiça aparelhada que já tem a sentença de antemão. Infelizmente, os "iluminados e almofadinhas" do PT acreditaram na institucionalização e entregaram a cabeça de Lula a prêmio. Foi uma das mais absurdas decisões já tomadas. Infelizmente, no Brasil, quando a direita bate o pé, a esquerda sai correndo. Só resolveremos o enfrentamento com a elite deste país quando a enfrentarmos de verdade. Estou acabando crendo nas palavras do brilhante jornalista Mino Carta, editor-chefe da Carta Capital, quando diz que a solução para o Brasil "é sangue na calçada". 
Infelizmente, o PT ainda acredita na via institucional, e por isso, vão deixar Lula apodrecer na cadeia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário