quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Confesso que perdi...


Peço licença a um dos maiores jornalistas do Brasil - Juca Kfouri - que escreveu -(e publicou) - recentemente um belo livro com este título mostrando que apesar de todas as suas lutas empreendidas em vida, chega neste momento de sua existência e confessa que perdeu. Por isso, o título do livro de quem tomo emprestado para ilustrar este artigo. 
Quando comecei os meus estudos em Bauru, me engajei na luta contra o moribundo regime militar que chegava ao fim nos estertores da década de 1970 e me envolvi com a política no sentido de encontrar as melhores pessoas - e partidos - que viessem a melhorar a vida da população. 
Porém, toda uma luta que mirava um país melhor (e tudo indica para isso) ruiu com o golpe perpetrado por uma elite anacrônica contra a presidenta Dilma Rousseff em 2016. Subiram ao poder o que existe de pior na política nacional, com inúmeros deles envolvidos até a medula em corrupção, assim como um vice traíra que tão bem o brilhante jornalista Paulo Henrique Amorim chama de "ladrão". 
Se tudo indicava que o quadro poderia ser revertido nas eleições de 2018, tivemos que nos curvar à Lei de Murphy, ou seja, "o que é pior pode piorar ainda mais". E nos mostra que o poço pode ser mais fundo do que parece. Com a eleição de um extremista de direita da pior espécie, as esperanças de um Brasil melhor cai por terra. 
Ao contrário, o que se pode observar nesta "transição" de governo é algo surreal e inimaginável, o que nos dá a dica do desastre que está por vir. Francamente, tenho receio de que Brasil sairá a partir de janeiro de 2019. É alguma coisa que nos dá muito medo. Pelas nomeações feitas até agora, simplesmente vão deixar arrasado o que ainda do pouco que existe. 
O que é pior: o campo progressista brasileira está com enormes dificuldades para organizar uma ampla resistência contra o atropelo completo de direitos que este extremista de direita deverá promover no Brasil. Se observa comentários aqui e acolá, mas, na prática, nada de efetivo. 
Diante disso, é com muita tristeza que observo que um país pujante e atuante, com a inserção de milhares de brasileiros como cidadãos, e sua posição como protagonista no mundo, cai por terra. Fico imaginando se valeu a pena lutarmos tanto assim para que chegássemos a este ponto em que se encontra o Brasil. 
Francamente, apesar de toda a luta empreendida, hoje chego mais desiludido contra determinados períodos históricos onde estivemos presentes com nossas lutas. Entendo que traímos a memória e a luta de inúmeros brasileiros que deram suas vidas contra a ditadura militar. Pessoas que foram mortas, torturadas, exiladas e sofreram todo o tipo de privação para que tivéssemos um Brasil melhor. 
No final das contas, temos hoje um país infinitamente pior do período em que estivemos engajados na luta. Espero ainda ter ânimo para empreender novas lutas. Porém, observando a ignorância da população, massa de manobra como nunca, a desesperança ainda é maior. Realmente, confesso que perdi...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário