terça-feira, 5 de agosto de 2014

A questão do restaurante popular

Lamentável sob todos os aspectos a situação envolvendo a questão do restaurante popular em Assis. Desde 2012, o restaurante popular foi fechado em função de problemas burocráticos envolvendo a decisão do governo federal que decidiu ser necessário que os repasses de alimentos provenientes do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos - acontecesse através dos conselhos municipais de assistência social. 
Diante disso, a Aprumar, mantenedora do programa, resolveu solicitar autorização do Conselho Municipal da Assistência Social para que o restaurante popular pudesse voltar a funcionar. Várias negativas foram feitas neste sentido. 
Desde sua implantação eram oferecidas aproximadamente 350 refeições por dia, a baixo custo, para população de baixa renda, sendo que os produtos hortifrutigranjeiros eram provenientes do P.A.A. - do Governo Federal, o que garantia uma refeição de alto poder nutricional.
Em decorrência de mudanças estabelecidas pelo GGPAA – Grupo Gestor P.A.A., em cumprimento à Resolução Nº 62/2103, a distribuição de alimentos hortifrutigranjeiros passou a ser gerenciada pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Assis, quem deve agora autorizar a doação de tais produtos para que o Restaurante Popular volte a funcionar.
Depois de inúmeras conversas informais entre membros do Conselho Municipal de Assistência Social e da Amvica – Aprumar, esta encaminhou ao Conselho, em 17 de maio, oficio pedindo formalmente que sejam doados os alimentos necessários para garantir a volta do Restaurante Popular.
Segundo José Fernandes, presidente da Aprumar, idealizador do projeto, "a decisão do Conselho é quem vai garantir a volta do Restaurante Popular. É importante deixarmos claro que a doação desses produtos não compromete o fornecimento para as entidades assistências, que já recebem os produtos semanalmente, e não vai onerar em nenhum centavo os cofres públicos da municipalidade", diz em nota a Aprumar.
Para concluir, a Aprumar declara que "o fechamento do Restaurante Popular não ocorreu por vontade da entidade, mas sim em decorrência de mudanças do GGPAA. “Aliás, estamos trabalhando para sua volta, o que só não acontecerá se não for da vontade do Conselho Municipal", diz a Aprumar. 
Infelizmente, o que se nota é que existe uma má vontade muito grande por parte de alguns membros do Conselho Municipal da Assistência Social em autorizar o funcionamento do restaurante popular. O que lamentamos é que possa haver um componente político nessa história para não oferecer louros ao presidente da Aprumar, José Fernandes, ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Assis pelo PT. 
Caso o Conselho Municipal da Assistência Social esteja sendo usado politicamente - e espero realmente que isso não aconteça - seria lamentável sob todos os aspectos. Afinal, o restaurante popular beneficiava um grande número de pessoas, principalmente aquelas de baixa renda. Afinal, as refeições estavam sendo oferecidas a um preço simbólico de R$ 2, com alto poder nutritivo. 
O Conselho Municipal da Assistência Social alega agora ser necessário que a Aprumar, mantenedora do projeto, protocole todos os documentos necessários para que seja autorizado o funcionamento do restaurante popular. Torcemos definitivamente que as pessoas que representam as entidades e o poder público de Assis tenham o bom senso necessário e autorizem o funcionamento do restaurante popular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário