quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Faustão, o fanfarrão


Gostaria de fazer minhas as palavras do blogueiro Paulo Nogueira, do blog Diário do Centro do Mundo. Faustão é um fanfarrão. E como diz Paulo Nogueira, "com todo o respeito". No último domingo, ele fez a propaganda de uma das ações mais cínicas da Globo, o Criança Esperança, o triunfo do filantropismo farisaico e oportunista. 
Mais do que fazer coisas como o Criança Esperança, é a Globo simplesmente, pagar os impostos que sonega. Faustão promoveu o Criança Esperança com argumentos tão nocivos quanto o próprio programa. 
“Você que paga imposto e sabe onde esse dinheiro vai parar, aqui é diferente”, disse ele. “É tudo transparente.”  Ele estava afirmando que político é tudo ladrão, ou pelo menos os deste governo.
É uma pregação que faz um enorme mal ao Brasil. Gera descrédito no país e golpeia a auto-estima dos brasileiros.
Em sua falação desenfreada, Fausto Silva mostrou - ou fingiu - ignorar os bilionários pecados de sua empresa no capítulo do pagamento dos impostos devidos. Ou foi má fé cínica ou miopia córnea, para usar a célebre expressão de Eça.
O mais patético é que Fausto Silva, como um pastor evangélico, se dirige aos brasileiros mais simples e mais vulneráveis à manipulação que lhes tira dinheiro do bolso.
O Criança Esperança é uma beleza - para a Globo. Ela se faz de generosa, não paga cachê aos artistas que participam e ainda arrecada dinheiro com a publicidade que vende no programa. A beneficência é apenas dos telespectadores que doam seus parcos recursos.
O Brasil será um país melhor quando a Globo simplesmente pagar os impostos que deveria pagar.  O resto, a começar pelo Criança Esperança, é blablablá hipócrita. 
Para refrescar a memória dos leitores, a Globo é acusada de sonegar quase R$ 1 bilhão referente a impostos da Copa do Mundo de 1994 disputada nos Estados Unidos. Isso porque abriu uma empresa fantasma em um paraíso fiscal justamente para evitar pagar impostos ao governo brasileiro referente ao evento que transmitia com exclusividade. Logo depois, em algo extremamente suspeito, uma funcionária da Receita Federal sumiu com os processos. Que apareceu recentemente, só Deus sabe como. 
Esta é a hipocrisia da Globo. A hipocrisia de quem faz Criança Esperança, pedindo dinheiro da população para não dar o seu próprio dinheiro. A fanfarronice de Faustão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário