terça-feira, 10 de março de 2015

Mensalão da Globo, mostra o DARF!


A Rede Globo de Televisão, dos irmãos Marinhos, considerados uns dos mais ricos do mundo, foi multada pela Receita Federal por ter forjado uma operação fictícia nas Ilhas Virgens britânicas para não pagar o Imposto de Renda na compra dos direitos de transmissão da Copa de 2002. Esta história é muito estranha.
Primeiro, porque o processo segue em aberto na Receita, o que não é comum em procedimentos deste tipo. Segundo, porque a natureza da operação triangulada entre a Globo e a sua empresa-fantasma num paraíso fiscal é daquelas de arrepiar; comprar direitos de transmissão de Copa do Mundo de Futebol para o Brasil com uma empresa das Ilhas Virgens é o que, senão fraude tributária? Tanto que a empresa diz que "pagou" sem mesmo discutir judicialmente a procedência da autuação. Mas, pagou mesmo? Por que até hoje não mostrou o DARF.
Ainda sobre este assunto, se pagou, porque não informa os dados do recolhimento do tributo e da multa como o pessoal das redes está pedindo pelo #Globo Mostreo Darf. Ou, se não tem, como afirma, nenhum débito em aberto, porque não tira - pode ser tirada na internet mesmo - uma certidão de regularidade com o Fisco?
O fato mais grave está comprovado pela nota da própria Globo: houve uma gravíssima e vultosa sonegação fiscal por parte da Globo. Mesmo que tenha pago, o que duvido, é a mesma coisa que um ladrão devolver a carteira de um transeunte depois de ser agarrado pelo guarda.
E como o sinal da Globo é uma concessão pública, ela transformou a fraude em lucro usando o serviço público da qual tem o gozo para obter lucro com o crime fiscal.
O que diriam se um ministro tivesse obtido vantagens usando o Ministério e, depois, pego em flagrante, devolvesse o dinheiro, pagasse uma multa e...tudo bem?
E o pior é que a emissora ainda tira onda, dizendo que "quanto à publicação de documentos confidenciais, protegidos por sigilo legal, acreditamos que o assunto será apurado pelos órgãos competentes".
Ou seja, espera que só haja problemas legais para quem denunciou a fraude fiscal. São uns santinhos de pau oco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário