domingo, 22 de março de 2015

Será que este juiz tem isenção para julgar?



Na minha visão, o juiz deve evitar o máximo se expor. Nos parece evidente que um juiz, assim como não pode receber presentes, segundo os próprios códigos de ética que regem a magistratura e o funcionalismo público, também não deveria receber prêmios de empresas privadas, cujos interesses econômicos e políticos se chocam com o da sociedade. 
Imagine se o PT, por exemplo, instituísse um prêmio para juízes, e fizesse uma festança, todos os anos, para entregar o troféu para seus magistrados preferidos? É o que faz a Globo, tão o u mais identificada com um espectro político do que o PT. 
Um juiz com um  mínimo de bom senso e desejo de se mostrar imparcial deveria saber disso. A presença de Sergio Moro na festa da Globo, e sua aceitação do prêmio, constitui um tapa na cara dos que querem acreditar numa justiça isenta. 
Você pode imaginar um juiz britânico - Leveson, por exemplo, o que conduziu as discussões para a regulação da mídia no Reino Unido - numa festa de um magnata da mídia como Rupert Murdoch? 
A resposta cabe em três palavras: não, não e não. Mídia e Justiça devem fiscalizar uma à outra, numa sociedade séria e adulta. Não podem se dar tapinhas nas costas e confraternizar como velhos camaradas. Que a Globo ignora esse princípio vital da democracia é óbvia. Cenas constrangedoras, no calor do Mensalão, reuniram juízes do STF e jornalísticos icônicos da Globo. 
Que o juiz Sergio Moro, da Lava Jato, não sabia disso é um fato novo, ainda que não surpreende num país de Justiça partidária como o Brasil. 
Num mundo menos imperfeito, Moro teria recusado um prêmio da Globo. Polidamente, assim como um jornalista rejeita um presente caro. Mas Moro não resistiu, e as imagens dele na premiação são lastimáveis. A posteridade haverá de olhá-las como símbolo de um tempo de atraso no Brasil. 
Não há almoço de graça, e nem prêmio. Uma organização como a Globo não premia ninguém sem que haja interesses por trás. Do ponto de vista prático, o que se deve esperar de alguma causa jurídica que envolva a Globo e que acabe nas mãos de Moro? 

MÍDIA ESCONDE CONCENTRAÇÃO DOS PROFESSORES EM SP - Ao contrário do que aconteceu no último domingo, quando a Globo convocava os manifestantes para participar da passeata contra Dilma, na concentração dos professores em São Paulo no último sábado, que reuniu uma multidão, a mídia silenciou. 
Nada contra o PSDB pode sair na mídia. É uma ditadura. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário