sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

As barrigadas de Bolsonaro e seu intrépido governo

Sem dúvida, Jair Bolsonaro passará à História como o governo que mais dá barrigadas, principalmente em seu início. Hora diz uma coisa, logo depois, desmente. É algo surreal o que vem acontecendo no Brasil e onde isso vai parar. A sensação é de uma bagunça generalizada, onde não sabem governar. 
É um presidente que procura governar o país através do twitter. Isso não vai dar certo. A qualquer hora de tantas barrigadas, a situação vai ganhar contornos perigosos e a população vai perder a paciência com tantas idas e vindas. O governo Bolsonaro tem três eixos: o de Paulo Guedes, cuja missão é entregar tudo aos bancos; o de Moro, na área de segurança pública e espionaqgem; e os dos militares. Os militares estão somente preocupados com seus super-salários e estão pouco se importando que se entregue a Base de Alcântara, a Embraer e o urânio aos norte-americanos. Querem apenas manter seus caros privilégios. 
Uma das "barrigadas" mais incríveis é a questão dos livros didáticos cuja proposta do Ministério da Educação e Cultura (MEC), se não fosse a gritaria geral, quase passa. O MEC havia publicado uma atualização de uma portaria e, entre outros pontos, deixava de exigir das editoras referências bibliográficas que apoiem a estrutura editorial dos livros, o que, na prática, pode permitir a aprovação de livros sem qualidade, com erros e ainda visões de mundo particulares. 
Além disso, o novo edital suprimia trechos, como o compromisso com a agenda da não violência contra as mulheres e a promoção das culturas quilombolas e dos povos do campo. Para membros do time do presidente, esses seriam temas da esquerda. 
Isso é de uma idiotice sem tamanho. Como temas de esquerda você constar em livros didáticos a necessidade de se lutar contra a violência contra a mulher. O Brasil é um país cujo assassinato de mulheres é um dos maiores do mundo. Você tem que lutar no sentido de educar as pessoas sobre este feminídio sem fim que vigora atualmente no Brasil, apesar da existência da Lei Maria da Penha. 
Como pauta de esquerda, o livro didático destacar a necesidade de se promover as culturas quilombolas, índigenas e de outros povos do campo? Esse viés ideológico de extrema-direita é um absurdo e atinge a sociedade brasileira como um todo. 
Se não bastasse isso, dentre inúmeras figuras exóticas, este governo tem uma ministra - uma tal de Dalmares, considerada uma fundamentalista religiosa - que vive falando inúmeras besteiras, agredindo o bom senso da sociedade brasileira. Em nenhum país do mundo, uma ministra dessa ocuparia um cargo de tamanha importância. Imagine a Inglaterra, Alemanha e a França ter uma ministra que diz Jesus apareceu para ela em um pé de goiabeira, que foi estuprada por um pastor, ou mesmo diz que "meninos vestem azul e meninas vestem cor-de-rosa". 
Onde vamos parar é uma pergunta impossível de responder. Mas, se em 10 dias de governo, já tantas besteiras foram ditas e cometidas, o que imaginar do restante. É algo que as pessoas devem estar muito atentas. Mas, ainda cabe a pergunta: quando o Ministério Público vai determinar, por via coercitiva, que o Queiroz e o filho do Bolsonaro deponha? A imagem do MP está extremamente arranhada com o papel de palhaços que estas figuras estão fazendo com a instituição. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário