Antes de assumir o seu mandato como prefeito de Assis em janeiro de 2013, o prefeito Ricardo Pinheiro esteve com o seu colega de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio, onde o PSDB comanda a Prefeitura local há vários anos, tentando obter sugestões para que fossem aplicadas na cidade. Não sei se o prefeito Ricardo Pinheiro conseguiu alguma sugestão importante que fosse aplicada em Assis no primeiro ano do seu mandato, mas sugestões é o que não faltam em Sorocaba. Uma cidade que ganha ares cosmopolita e conta com várias coisas que podiam ser aplicadas em Assis beneficiando em muito a população.
Sorocaba possui centenas de quilômetros de ciclovias, coisa que Assis não possui, com as pessoas necessitam disputar espaços nas ruas com os veículos, correndo sérios riscos. Sorocaba também possui inúmeros parques e pistas para que as pessoas façam caminhadas ou cooper. Em Assis, é o mesmo caso das ciclovias. As pessoas necessitam fazer caminhadas nas ruas, também correndo sérios riscos de ser atropeladas.
Mas vou dar uma sugestão ao prefeito de uma medida adotada pela Prefeitura de Sorocaba que poderia ser aplicada tranquilamente em Assis. Basta ao prefeito se dirigir até Sorocaba e saber a fórmula como o prefeito de lá utilizou e copiá-la em Assis. Estive no final do ano passado em Sorocaba, e em um bairro próximo ao centro - assim como acontece em vários outros bairros da cidade - observei vários homens com um uniforme de cores diferentes trabalhando na capinagem das ruas, sendo acompanhados por uma espécie de agente.
Curioso, com o meu filho, fui perguntar a esta pessoa que cuida destes homens, quem eram eles. Na verdade, se tratava de um agente penitenciário do presídio local, e ele me informou que graças a um convênio firmado entre a Secretaria de Assuntos Prisionais do Estado (SAP), vários presos de bom comportamento são contratados pela Prefeitura de Sorocaba e trabalham no serviço de capinagem da cidade. Eles recebem um salário mínimo e a cada dia trabalhado, recebem a bonificação de um dia em suas penas.
De acordo com o agente penitenciário, vários presos se oferecem para trabalhar e desde que a Prefeitura de Sorocaba assinou tal convênio, não houve nunca um problema de fuga ou mau comportamento do preso. Um exemplo disso é que trabalha desarmado observando os presos. Antes de trabalharem, os presos recebem as instruções necessárias do responsável pela Secretaria de Obras do município das ruas que devem realizar a capinagem. Por volta das 11 horas, um veículo da penitenciária traz os marmitex para que os presos que trabalham possam almoçar, e após intervalo de uma hora na própria rua, retornam ao batente, com o expediente terminando às 18 horas. O preso que trazer algum tipo de problema no horário de expediente, perderá o direito de trabalhar na rua.
O agente nos informou que a proposta é bem aceita, e maioria dos presos prefere trabalhar nesta atividade de capinagem na rua do que ficar no interior do presídio. O questionei sobre fugas, e o agente me informou que caso isso aconteça, o preso será dado como foragido. Mas, até então, isso nunca havia acontecido.
Esta é uma boa sugestão que ofereço ao prefeito, ou seja, utilizar presos de bom comportamento do sistema prisional estadual de Assis para que capinem as ruas da cidade que estão com muito matagal oferecendo um aspecto feio ao perímetro urbano. Aqui perto de casa, na Cohab IV, os matos estão tomando conta das calçadas. Na minha casa, por exemplo, tive que pagar o jardineiro que capinasse o mato ao redor da calçada. Esta é uma sugestão que ajudaria os presos em todos os aspectos, inclusive, lhes dando uma função social importante; ofereceria economia aos cofres públicos; e embelezaria a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário