terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A rua "McDonald's"

Com exceção do professor e geógrafo Ronaldo Ciciliatto, que em dois artigos publicados recentemente no jornal "Voz da Terra", fez sérias críticas à construção de uma rua em uma praça defronte onde está instalado a estátua de São Francisco de Assis, trazendo sérios prejuízos em uma área verde ali existente, os demais órgãos de imprensa e lideranças da cidade se calaram para um problema sério. 
Afinal, o poder público municipal, no caso a Prefeitura, decidiu abrir uma rua em uma área verde, o que é expressamente proibido por lei, beneficiando claramente a multinacional McDonald's. E o que é mais chocante ainda: não se tem notícia que o Ministério Público do Meio Ambiente tenha tomado alguma posição em relação àquela situação. Ou seja, a Prefeitura abre uma rua em uma área verde, onde naquela área já houve sérios problemas anteriormente com dois médicos da cidade, e tudo fica tudo por isso mesmo. Para beneficiar uma multinacional norte-americana, que responde denúncias por trabalho escravo em várias partes do mundo, a comunidade assisense se cala e não toma nenhuma posição em relação ao assunto. 
Afinal, está prejudicando e destruindo uma parcela de área verde existente no local, e o que temos com isso? Temos muito, afinal estamos destruindo uma área verde que pertence à comunidade de Assis para "ajudarmos" uma multinacional que vem ganhar muito dinheiro na cidade. Além do Ministério Público do Meio Ambiente que não se tem notícias de que tomou alguma providência em relação a tal fato, e se tomou deve no mínimo pedir que os responsáveis por tal ato sejam punidos conforme determina a lei, o Conselho Municipal do Meio Ambiente também teve um silêncio obsequioso. Não se falou nada e tudo ficou por isso mesmo. Outra questão que se deve cobrar deste Conselho é porque sérias questões envolvendo a questão do meio ambiente, os seus membros ficam calados e não tomam nenhuma posição séria em relação à administração municipal? Afinal, caso o Conselho Municipal não aprove tal medida, automaticamente a Prefeitura não poderia nem ter iniciado as obras. E pelo que consta, o Conselho ficou em silêncio e não disse nada. E não adianta dizer que o Conselho não tem nada a ver com isso, que tem sim. 
Outro órgão que também ficou em silêncio foi a Câmara Municipal. A caixa de ressonância da comunidade deveria ter cobrado uma posição da Prefeitura em relação a tal fato. Entretanto, não se tem notícia de que os vereadores foram à tribuna da Câmara protestarem contra esta aberração. Para oferecer meia dúzia de empregos e ganhar muito dinheiro em Assis, a Prefeitura está permitindo que o McDonald's fira a lei ambiental. 

Diante disso, a Prefeitura daqui por diante deve autorizar qualquer cidadão assisense que queira realizar um empreendimento em qualquer praça. Se o McDonald's pode, qualquer cidadão de Assis também tem este direito. E o que é mais ultrajante: a Prefeitura constrói a rua para que a multinacional norte-americana possa construir o seu empreendimento, passando pelas leis ambientais, com dinheiro dos impostos dos assisenses e ganhe muito dinheiro com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário